.

Apresentação do projeto

MANTA DE AFETOS 

O presente projeto de intervenção social surge da constatação do elevado número de população idosa, bem como da atual situação socioeconómica que se reflete particularmente neste grupo etário ao nível do isolamento social.

1. Apresentação

Um sentimento de inquietude invadiu a Associação "Lexvis", face à existência de cada vez mais pessoas a isolar-se, furtando-se ao relacionamento social, seja por carências afetivas ou materiais. Sensibilizadas e despertadas as consciências do grupo, pretende-se pôr em prática ações consertadas com o intuito de minimizar ao máximo a exclusão social, com o envolvimento de associados e de entidades que queiram participar no projeto.

Serão promovidas ações de aproximação e relacionamento social continuado entre a população mais vulnerável à exclusão e pobreza, desde logo os mais idosos, criando estratégias de ação que os façam interagir com os locais públicos, oferecendo vales para aquisição de produtos de primeira necessidade no comércio tradicional, culminando num espetáculo anual centrado neste segmento da população viseense.

2. Motivação

O envelhecimento, processo natural, universal e inevitável, caracteriza-se pelo acumular de incapacidades progressivas, no idoso, nas suas atividades funcionais e da vida diária, associada às diversas condições socioeconómicas.

Em Portugal, o envelhecimento abrange uma franja significativa da população e, o mesmo se diga da nossa região de Viseu, que despertou as consciências da associação "Lexvis".

É uma problemática que envolve sobretudo as pessoas mais vulneráveis e que tem a ver também com o impacto negativo criado pelas medidas de austeridade que a todos toca.

Para além das sensibilidades internas, percebe-se que há uma transversalidade para outros grupos que se situam nesta área de atuação e que estão também interessados em promover a dignidade e a qualidade de vida das pessoas ao nível material e emocional.

Torna-se assim possível fazer intervir um leque alargado de interlocutores sensíveis à temática socializante e humanitária que querem desenvolver, atingindo desde logo toda a zona envolvente urbana de Viseu, almejando-se a incursão pelas zonas rurais em fase posterior.

Nasce assim um projeto contemporâneo e criativo a envolver um leque largo de pessoas de diversos quadrantes e com finalidades comuns de contribuir para a qualidade de vida de pessoas fragilizadas através de um relacionamento intergeracional.

MISSÃO

Promover a inclusão social e a ajuda humanitária; estimular o desenvolvimento individual e coletivo do idoso na sociedade, contribuindo para a alegria e estimulo à vida, promovendo o combate ao isolamento dos idosos mais vulneráveis do perímetro urbano de Viseu.

OBJETIVOS

I. Diagnosticar e sinalizar as reais necessidades dos idosos mais vulneráveis;

II. Promover um envelhecimento saudável através do combate ao isolamento;

III. Minimizar as carências materiais e afetivas;

IV. Incentivar o contacto intergeracional e as relações sociais

GRUPOS DE TRABALHO

O serviço de apoio e acompanhamento aos idosos é assegurado por equipas de voluntários, compostas por 2/3 pessoas, sujeitas a ações de formação e sensibilização, no sentido de serem capazes promover e dinamizar os objetivos do projeto.

PÚBLICO-ALVO

O Projeto "Manta de Afectos" destina-se a apoiar e acompanhar idosos mais vulneráveis do perímetro urbano de Viseu.

PLANO DE AÇÃO

 Contactar com entidades que eventualmente possuam já uma caracterização/sinalização desta população alvo;

 Captar o envolvimento de pessoas e de entidades cujo apoio seja fundamental para a obtenção do sucesso no projeto.

 Identificar e avaliar situações de maior carência material e/ou afetiva, preferencialmente através de contactos pessoais;

 Publicitar e dinamizar uma campanha interna (Comarca de Viseu) e externa de angariação de bens e fundos, com vista a suprir as necessidades identificadas;

 Culminar a campanha com um espetáculo solidário, com a intervenção do grupo musical "Band'habilus", entre outros a convidar;

 Promover contactos/encontros com a população sinalizada, a fim de divulgar e incentivar o seu envolvimento na iniciativa;

 Promover o voluntariado;

 Levar o maior número de idosos a assistir ao espetáculo e fomentar a sua participação ativa no mesmo;

 Distribuição, pela população previamente identificada, dos bens e fundos recolhidos, de acordo com os critérios mais justos e eficazes que se venham a encontrar;

 Registar, monotonizar e avaliar as ações de desenvolvimento do projeto

METODOLOGIA

 Visitas domiciliária regulares


Reportagem do Porto Canal - Manta de afetos